[BR] Chamada para bolsas de pesquisa e desenvolvimento (AuSSys)

Estão abertas, no período de 01/09 a 07/10/2022, as inscrições para o processo seletivo para concessão de até 3 (três) bolsas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, para a realização de atividades de pesquisa e desenvolvimento para reconhecimento de objetos na superfície marítima utilizando Inteligência Artificial (IA) no âmbito do Projeto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia “Tripulante Virtual - Autonomous Search System”, coordenado pelo Prof. Dr. Filipe A. N. Verri da Divisão de Ciência da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), co-executado em projeto da Fundação CERTI.

O projeto Autonomous Search System (AuSSys) é parte do programa Air Domain Study (ADS) da Cooperação Brasil-Suécia em Aeronáutica, cujo objetivo é entender melhor o futuro domínio aéreo. O projeto AuSSys prevê o desenvolvimento de software para reconhecimento de objetos na superfície marítima utilizando IA para classificação automatizada do imageamento da superfície marítima, propiciando a identificação de objetos tais como embarcações, destroços e indivíduos, mesmo que de pequenas dimensões, na superfície ou em pouca profundidade.

Os bolsistas selecionados deverão desenvolver, sob orientação da equipe do projeto, as seguintes atividades:

  • Apoio técnico na adaptação do módulo treinamento de modelos já desenvolvido na POC para sensores de imagem termal;
  • Apoio no aprimorar os módulos de software desenvolvidos para a prova de conceito da solução (módulo de treinamento/validação, módulo de predição e console do operador);
  • Verificar e validar as versões finais do software e dos modelos de IA desenvolvidos.

O público-alvo consiste em graduados, especialistas na área de Ciências de Computação, Engenharias ou áreas afins, preferencialmente com 2 anos ou mais de experiência com desenvolvimento de software. Entre os conhecimentos desejados, estão: programação, processamento de imagens, inteligência artificial e aprendizado de máquina.

A bolsa será concedida pela Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF) por até 24 (vinte e quatro) meses, improrrogáveis, no valor mensal de R$ 2.805,00, correspondente a 20 horas de atividades semanais, enquanto mantiver o vínculo com o ITA.

As inscrições serão realizadas eletronicamente, por meio do formulário online disponível aqui.

Documentos necessários para inscrição:

  • Currículo Lattes atualizado e disponibilizado em http://lattes.cnpq.br/;
  • Carta de interesse e motivação (até 1 página); e
  • Histórico escolar da graduação (incompleto, caso cursando).

Entrevistas por videoconferência serão agendadas no período de 07 a 14/10/2022.

O prazo previsto para divulgação das colocações é 01/11/2022 pelo e-mail informado na inscrição.

Para mais informações, consulte o Edital ou entre em contato: email verri@ita.br, telefone (12) 3947-5899.